quinta-feira, março 03, 2011


Os corpetes e seu poder de sedução

Quem não AMA  corpetes? Além da maioria ser lindo e sexy, se ajustam perfeitamente ao corpo e da ênfase as curvas da mulher, realçando os seis e afinando a cintura. Tem de todos os tamanhos, modelos, cores e pra todos os gostos. Eu vi uns corpetes com pedras  e não pude deixar de deixar a dica pra vcs e postar um pouco sobre a história dos corpetes...






Corpete provém da junção de duas palavras francesas CORPS (corpo) SERRER (apertar).

 Por volta de 1700 A.C., numa região da actual Grécia, usavam-se faixas apertadas em torno da cintura, quase como um espartilho, para que esta fica-se mais delineada. Esta prática era usada tanto pelas mulheres como pelos homens.
 Esta prática era usada, de formas diferentes, na maioria das civilizações. As mulheres de Creta usavam aneis à volta da sua cintura, com o propósito de a afinarem, bem como suster o peso do peito. No Egipto as mulheres usavam uma faixa de tecido como roupa exterior. Já os romanos usavam um género de corpete feito de renda, como forma de mostrar a sua superioridade perante os escravos.
 Nos sec. XIII E XIV os vestidos largos começaram a ser substituídos por outros mais justos ao corpo. Como tal as senhoras conseguiam uma silhueta elegante através do uso de tecidos pesados, (menos fluídos) bem como dos corpetes, que nesta época eram incorporados no vestido em si.
Com o aumento da produção de seda, damasco e veludo (mais delicados e portanto com menos capacidade de delinear a cintura), criou-se um suporte artificial na Itália, chamado coche.
 Durante o sec. XVI o corpete tornou-se um símbolo de status social.
Na corte francesa, as damas eram aconselhadas por Catarina de Medicci a apertar o corpete para que a cintura não ficasse com mais de 30 cm - foi nesta corte que foi introduzido o corpete de aço.
 Ainda durante o sec XVI, na Áustria foi proibido o uso desta peça, sob pena de excomunhão.
 Durante a Revolução Francesa (1789 - 1799) o uso do corpete desapareceu.
 Em 1810 voltou a euforia com o corpete La Ninon. No entanto pouco depois, o apreço pelo corpete desapareceu. Uma das grandes responsáveis foi a Chanel, que promovia silhuetas menos curvilíneas - pensem nos vestidos direitos dos anos 20.
 Nos anos 90 do século passado os corpetes voltaram a ser moda, ironicamente pela mão de um francês Jean-Paul Gautier, que se inspirou neles para homenagear o corpo feminino e as suas curvas.
Hoje em dia o corpete é sucesso mundial sinônimo de elegância, desejo e poder, sem contar que deixa o visual muito mais sexy e atraente.






0

0 comentários:

Postar um comentário